Atenção quadrinistas: apenas mais alguns dias: as inscrições para o Artists’ Alley do maior evento de cultura pop do país ficam abertas até 10 de maio, às 23h59 (horário de Brasília). A CCXP – Comic Con Experience 2015 aumentou o espaço e agora pode contar com mais de 250 artistas para divulgar e lançar trabalhos entre 3 e 6 de dezembro no São Paulo Expo, antigo Expo Imigrantes.
O Artists' Alley é a área mais tradicional de uma comic con, formato de evento que surgiu há mais de 40 anos para reunir fãs e profissionais de quadrinhos. Trata-se de um espaço para que quadrinistas – incluindo roteiristas, desenhistas, arte-finalistas e coloristas - apresentem seus trabalhos e possam interagir com seu público, além de venderem pôsteres, sketchbooks, artes originais e outros materiais.
Em 2014, a CCXP reuniu 215 quadrinistas nos quatro dias de evento, ultrapassando a San Diego Comic Con 2014 em quantidade de quadrinistas expositores. Para 2015, a organização reservou 160 mesas (35 a mais que na edição anterior), reflexo da grande demanda de público e dos artistas interessados em ocupar o Artists’ Alley, uma das áreas mais concorridas da CCXP 2014, em grande parte reflexo do ótimo momento dos quadrinhos no país.
Um dos autores que retorna ao Artists’ Alley da Comic Con Experience em 2015 é Vitor Cafaggi, que espera não apenas repetir, mas aumentar o sucesso em relação à primeira edição. “Vendi tudo o que levei para apresentar na CCXP. O público era muito variado, não apenas de fãs de quadrinhos: famílias inteiras estavam ali para se divertir e se interessaram pelos trabalhos expostos”, afirma Cafaggi. “Os artistas e as produções crescem dessa forma, à medida que surgem novos leitores e publicações interessantes para atraí-los.”
Vitor é autor da HQ Valente e co-autor, junto com a irmã Lu Cafaggi, da graphic novel Laços, lançada pelo selo Graphic MSP (Mauricio de Sousa Produções) e que traz aventuras dos personagens da Turma da Mônica em estilos, narrativas e traços diferenciados.
Para realizar a inscrição no Artists’ Alley acesse http://migre.me/pzJwl
Artists’ Alley – edição 2014 da CCXP |
Novos talentos
O espaço também promove a produção e a divulgação independente de quadrinhos nacionais. Mais de 75% dos artistas que ocuparam as mesas do Artists’ Alley em 2014 não eram vinculados à grandes editoras, mas não deixaram de aproveitar o pico de popularidade que a CCXP trouxe para os quadrinhos.
“Meu parâmetro para quantidade era o quanto eu tinha vendido em outros eventos de HQ. Errei feio no cálculo. Esgotei os exemplares das revistas que levei e precisei ligar todos os dias para meus editores solicitando mais edições para suprir a demanda”, conta Luciano Salles, autor de O Quarto Vidente e L’Amour (essa última lançada na CCXP 2014).
O Artists’ Alley aqueceu o mercado de quadrinhos e foi um dos responsáveis diretos pelo sucesso da Comic Con Experience 2014 como um todo. Para os fãs, a oportunidade de conhecer autores e encontrar exemplares limitados e exclusivos foi o que mais chamou a atenção. Para os artistas, 2015 será ainda mais vantajoso quanto à recepção e os resultados em vendas e consolidação dos quadrinhos junto ao grande público. “Saber que é possível trabalhar em um ambiente propício e com um público engajado como o da CCXP é um exercício de controle da ansiedade e de manter altas as expectativas”, finaliza Luciano.
Para mais informações sobre o Artists' Alley, acesse www.ccxp.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário