05/10/2014

Halloween

Olá Sedentários!
Bom, eu me apresentei e sumi, nunca mais escrevi nada... Motivo? Eu REALMENTE sou uma sedentária, quando estou em casa fico deitada, com preguiça ou me matando para entregar um trabalho para o próximo dia.
Bom, como vocês sabem chegou OUTUBRO e com ele, vem o Halloween )o)
Para acompanhar a leitura, fiquem com essa música:
Já estou pensando em algumas coisas para esse mês, porém hoje só vou falar sobre o Halloween cuturalmente.
O Halloween, ou "Dia das Bruxas" é comemorado no dia 31 de outubro por alguns países, principalmente os Estados Unidos, como estamos acostumados a ver em desenhos e filmes americanos.
Antes de começar tudo, entendam:
Halloween -> Nome original (inglês)
Dia das Bruxas -> Não utilizado por nenhuma outra cultura/país somente os de língua oficial portuguesa (Só os BR que usam)

A palavra Halloween é uma "abreviação" de "All Hallows Even" (Noite de Todos os Santos), véspera do Dia de Todos os Santos comemorado no dia 1 de novembro pela Igreja Católica.
Acreditava-se que entre o pôr do sol do dia 31/10 e 01/11 os espíritos poderiam conviver entre os humanos. Para não serem possuídos, as pessoas apagavam todas as velas e tochas de casa para torna-lás frias e desagradáveis, e colocavam fantasias e saiam pelos quarteirões para não serem possuídas e se misturarem com os espíritos. Outra coisa que os celtas faziam, era colocar coisas assustadoras em suas casas como, por exemplo, abóboras, ossos, caveiras, etc.

Por que "Dia das Bruxas" ?
O Halloween é uma festa pagã e foi condenada na Europa durante a Idade Média e quem comemorava era perseguido e condenado à fogueira pela inquisição, surgindo o nome de "Dia das Bruxas".

Essa cultura só chegou no Brasil pela televisão, filmes e cursos de cultura inglesa, por isso não andamos por aí no dia do Saci (Sim, dia 31 também é dia do Saci, criado pelo governo em 2005 para representar a cultura brasileira) falando "Doces ou Travessuras".

                                                       ~~Doces ou Travessuras~~

Trick or Treat (Doces ou travessuras / Gostosuras ou travessuras) Na cultura inglesa, as crianças vão de casa em casa perguntando "Trick or Treat" Se a pessoa responder "Trick", ela da doce às crianças, caso o contrário ela responde "Treat" e é assustada com uma máscara, ou amanhece com a casa cheia de papel higiênico, ou com espuma colorida no gramado.
Na tradição britânica, eles pedem o "soul cake" (bolo de alma), existem diversas explicações sobre o surgimento do bolo de alma. Alguns dizem que eles eram assados em uma fogueira e quem escolhesse um queimado teria que se sacrificar para dar sorte na colheita do ano, já que no Halloween marcava o começo do ano celta. Outros dizem que cada bolo de alma que uma pessoa recebesse teria que orar por um parente morto de quem lhe deu o bolo. Também existe uma hispótese de que os bolos de alma eram feitos para os espíritos malígnos se acalmarem.

Bom gente, por hoje é só isso porque eu tô com sono, vai ter Parte II se possível esta semana.
Até mais Sedentários o/
                                                                                                                      ~~TiaNiih

Nenhum comentário:

Postar um comentário